quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sobrescrito 1º Dia c/ Série (FDC) Pontes e Obras de Arte


Sobrescrito 1º Dia c/ Série (FDC) Pontes e Obras de Arte
Emissão: 16-10-2008

Uma ponte é uma manifestação cultural. Pode-se dizer que se trata de uma escultura com função utilitária: - escultura porque se refere ao plano das formas; - utilitária, porque a sua razão de existência é de natureza pragmática - proporcionar a circulação entre duas margens ou dois pontos desunidos .

Ponte da Arrábida, Porto

A ponte da Arrábida foi um dos projectos mais inovadores do século passado, não só a nível nacional como a nível mundial. A sua história e construção é feita de polémica e de coragem. Na altura da construção, a ponte com um vão de 270 metros (este vão foi durante algum tempo um recorde mundial no que se aplicava a estruturas semelhantes em betão armado) em forma de elipse chamou a atenção de engenheiros de todo o mundo, que vieram de todos os cantos do planeta assistir ao presumível desabamento da obra do engenheiro Edgar Cardoso. Acontece que a obra não desabou (ainda hoje se mantêm de pé), o que deixou incrédulos os mais reputados técnicos de engenharia civil da altura.

Esta é a história da velhinha ponte da Arrábida, finalizada em 1963, o período em que Edgar Cardoso obteve mais prestígio internacional.

Ponte 25 de Abril, Lisboa

Inaugurada a 6 de Agosto de 1966 e desde entãoex- libris de Lisboa, a Ponte 25 de Abril é uma Ponte pênsil rodo -ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, constituindo um elemento fundamental do sistema de transportes do País. Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome original, Ponte Salazar, foi mudado para o actual Ponte 25 de Abril. O seu custo rondou, preços à época da sua construção, o valor de 11 milhões de Euro.

A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa agora, o 66º lugar, a nível mundial.

Ponte de Santa Clara, Coimbra
A travessia do rio Mondego, em Coimbra, foi objecto, ao longo dos séculos, de diversas pontes construídas em locais semelhantes. Em 1132, D. Afonso Henriques mandou erigir uma nova ponte e o mesmo fez D. Manuel, quatro séculos depois. É desta última a primeira de que há registo gráfico, quer em gravuras, quer em fotografias. Mas também essa foi demolida em 1873. E assim, em 1946 começou a ser projectada a actual, uma ponte metálica de tabuleiro inferior. A 30 de Outubro de 1954 foi inaugurada uma nova ponte sobre o rio Mondego em Coimbra, a Ponte de Santa Clara, emblema inequívoco da cidade de Coimbra.

Ponte da Amizade, Minho/Galiza
A nova travessia sobre o rio Minho, que liga Vila Nova de Cerveira a Goián (no município galego de Tomiño) foi inaugurada em Junho de 2004. Foi apelidada de «Ponte da Amizade», nome proposto para simbolizar o relacionamento entre portugueses e espanhóis. Em betão armado pré-esforçado e com 430 metros de comprimento, concretizou uma ambição desde há muito desejada pelas populações locais, uma vez que complementa o circuito viário entre o Minho e a Galiza.

Ponte do Mosteirô sobre o Rio Douro, Porto
Quem viaja pelas margens do Douro, na zona da Albufeira do Carrapatelo, ou circula numa das embarcações que ali passam nos circuitos turísticos, não pode ficar insensível à beleza incomum da Ponte de Mosteirô. A elegância e a leveza daquela notável estrutura de betão, tornada diáfana pelo reticulado de vigas, são acentuadas pela curvatura do tabuleiro que se lança sobre o rio, apoiada nos dois pilares extremos da velha ponte. Construída pela Empresa Industrial do Norte, foi dinamitada pela Monarquia em 1919, restaurada em 1927 e reabilitada pela Estradas de Portugal, já em 2008.

Ponte sobre o Rio Arade, Portimão
Inaugurada a 12 de Setembro de 1991 a ponte sobre o rio Arade, é uma notável obra de engenharia. Com 842 metros de extensão, trata-se de uma ponte do tipo atirantado com um vão central e dois laterais, apoiada apenas nos seus extremos e integralmente suspensa das torres. A ponte foi totalmente construída em betão armado pré-esforçado, sendo os tirantes constituídos por cordões de aço. Esta ponte constitui um eixo fundamental no desenvolvimento económico da zona estuaria do Arade, e dinamiza uma área geográfica de grande interesse estratégico e económico e de singular beleza territorial.



EP – Estradas de Portugal

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