quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sobrescrito 1º Dia Ano Europeu do Diálogo Intercultural



Sobrescrito 1º Dia Ano Europeu do Diálogo Intercultural - 23 Out. 2008
O Parlamento e o Conselho da União Europeia declararam 2008 “Ano Europeu do Diálogo Intercultural” na perspectiva de reforçar a construção de uma identidade europeia comum, baseada nos valores interculturais, com vista a uma sociedade mais justa e integradora, onde todos possam conviver no respeito mútuo.


O mundo deixou de ser uma aldeia fechada, a globalização já é uma realidade e mais do que agir é preciso interagir com as várias realidades/culturas, promover o pluralismo, reconhecendo e conservando a diversidade, apenas possível através do diálogo.


Portugal, outrora pioneiro dos descobrimentos, abre portas ao outro e deixa-se descobrir pelos olhos daqueles que nos chegam. Sem deixar de ser país de emigrantes, Portugal é hoje, também, um país de imigrantes.


Apesar da enorme transformação nas comunicações – quer através dos “e-mails” e dos “SMS” ou de outras formas de comunicação que assentam nas novas tecnologias de informação – fica-nos a alegria de abrir a caixa do correio onde nos chegam, ainda hoje, memórias de países que não vemos, histórias da nossa vida por viver, origens que não queremos perder.


Os CTT Correios de Portugal juntam-se ao Programa do Ano Europeu do Diálogo Intercultural com uma emissão de selos comemorativa que transporta a imagem de uma sociedade mista e rica das mais distintas heranças, resultantes de uma congregação de realidades tão iguais quanto diferentes que é o mundo e a Europa dos nossos dias.


Este ano vamos todos juntos celebrar a diversidade, fazer de 2008 um ano de todos e para todos.



Rosário Farmhouse
Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural

Sem comentários:

Pesquisa personalizada