sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sobrescrito 1º Dia c/ Selos (FDC) 200 Anos do Nascimento de Charles Dawin


Sobrescrito 1º Dia c/ Selos (FDC) 200 Anos do Nascimento de Charles Dawin
"Em 2009 assinalam-se duas datas cruciais para a Biologia e para toda a Ciência moderna: completam-se 200 anos sobre o nascimento do naturalista inglês Charles Darwin e assinalam-se 150 anos da publicação da sua obra maior, A Origem das Espécies. Os CTT marcam estas datas com uma emissão de selos que contêm imagens do cientista e de espécies por ele estudadas.
Charles Robert Darwin (1809–82) cedo se iniciou na investigação da Natureza. Com 20 anos, fez trabalhos sobre parasitas das ostras, publicou descobertas acerca da morfologia de coleópteros e destacou-se nos estudos de Geologia, área em que se tornou partidário da teoria popularizada por Charles Lyell segundo a qual a crusta terrestre se teria transformado muito lentamente por processos continuados ainda hoje visíveis.
Muito jovem, Darwin embarcou numa célebre viagem de cinco anos a bordo do navio Beagle (1831–36), explorando a geologia, a fauna e a flora dos lugares visitados. O bloco filatélico reproduz uma aguarela do artista Conrad Martens, que seguia no navio, pintada durante uma estada na Terra do Fogo. Na viagem, Darwin registou a variedade de espécies adaptadas a condições de vida próprias dos vários lugares e questionou-se sobre as razões dessa diversidade. Poucos anos depois, formulou a Teoria da Selecção Natural. Duas décadas mais tarde, teorizou e publicou a Teoria da Origem das Espécies por diversificação a partir de origens comuns. Entrou em choque com as ideias prevalecentes na época sobre a imutabilidade das espécies e criou um debate que ainda hoje reverbera na sociedade moderna.
A existência de uma evolução das espécies (Darwin evitava a palavra «evolução») veio a ser aceite durante a sua vida. Mas a Teoria da Selecção Natural só o veio a ser no princípio do século XX. Em conjunto com a Genética do seu contemporâneo Gregor Mendel, a contribuição de Charles Darwin permitiu a criação da Biologia moderna, fornecendo um enquadramento científico para a diversidade da vida terrestre.
O Evolucionismo constitui hoje uma das bases mais profícuas de desenvolvimento da Ciência moderna. Além da Biologia e estudo do comportamento animal, tem inspirado estudos sociais, psicológicos e correntes de análise literária." Nuno Crato

Sem comentários:

Pesquisa personalizada