quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobrescrito 1º Dia (FDC) 500 Anos da Cidade do Funchal

15-Abr-2008

500 Anos da Cidade do Funchal

"Em 21 de Agosto de 1508 D. Manuel I determina, por alvará régio, que a Câmara Municipal do Concelho fosse governada pela mesma maneira por que se rege a de Lisboa, elevando assim a vila do Funchal a cidade, e tornando-a na primeira a ser instituída nos domínios dos Descobrimentos Portugueses.
A cidade do Funchal, situada na baía com o mesmo nome, espraia-se em belíssimo anfiteatro que se apresenta aos nossos olhos como um panorama de rara e inexcedível beleza. O seu nome terá sido inspirado pelos campos de funcho que abundavam nesta parte sul da ilha, onde Gonçalves Zarco e Tristão Vaz desembarcaram, pela primeira vez, em 1419.
Em 1425, com o início do povoamento, a ilha foi dividida em duas capitanias, tendo sido oferecida a Gonçalves Zarco a capitania do Funchal, onde se fixou com a família.
Devido à sua posição geográfica, ao porto natural e à riqueza dos solos, conhece uma rápida expansão, naturalmente acompanhada por um acentuado desenvolvimento económico, social e artístico, sem dúvida proporcionado pela exploração da cana-de-açúcar, então chamada de “ouro branco”.
Para a celebração deste meio milénio da elevação do Funchal, a cidade oferece durante todo o ano um vasto programa de eventos culturais, artísticos e desportivos." in http://www2.ctt.pt

Sem comentários:

Pesquisa personalizada