quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobrescrito 1º Dia (FDC) Campeonato Europeu de Futebol 2008

05-Jun-2008

Campeonato Europeu de Futebol 2008


"Portugal é uma das 16 selecções nacionais que participam no Campeonato Europeu de Futebol 2008, que tem lugar na Áustria e na Suíça, de 7 a 29 de Junho.

O nosso país participa pela quinta vez, quarta consecutiva, na fase final de um Campeonato Europeu de Futebol. Integrado no Grupo A, defronta a Turquia, dia 7, no Stade de Genève, a República Checa, dia 11, também em Genebra, e a Suíça, dia 15, no St. Jakob-Park, em Basileia.

Durante as eliminatórias, defrontou a Arménia, o Azerbaijão, a Bélgica, o Cazaquistão, a Finlândia, a Sérvia e a Polónia. Treinada pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, a selecção nacional terminou a fase de qualificação no segundo lugar do grupo, com sete vitórias, seis empates e uma derrota, em Chorzow, precisamente neste último país.

O Campeonato Europeu de Futebol, inicialmente designado Taça Henry Delaunay – que foi quem mais pugnou pela sua concretização – e, depois, Taça Europeia das Nações, disputou-se pela primeira vez no decorrer do biénio 1958-60. A fase final teve lugar em França e foi conquistada pela antiga URSS. Porém, só os vencedores das edições posteriores a 1968, esta realizada em Itália - que alcançou o primeiro lugar -, foram formalmente considerados campeões da Europa, pois só então esta prova futebolística passou a denominar-se Campeonato da Europa das Nações.

Além dos dois países referidos, já se sagraram campeões da Europa a Espanha, em 1964 (quando organizou a fase final), a Alemanha, em 1972 (na Bélgica) e em 1980 (na Itália), a antiga Checoslováquia, em 1976 (na ex-Jugoslávia), a França, em 1984 (quando foi a anfitriã), a Holanda, em 1988 (na Alemanha) e a Dinamarca, em 1992 (na Suécia). " in http://www2.ctt.pt

Sem comentários:

Pesquisa personalizada