quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobrescrito 1º Dia (FDC) Dia Internacional do Planeta Terra

25-Mar-2008

Ano Internacional do Planeta Terra

"Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). O slogan escolhido, “Ciências da Terra para a Sociedade”, é esclarecedor acerca do principal objectivo em vista: promover a importância das Ciências da Terra em todos os domínios da Sociedade, destacando o seu papel na resolução de muitos dos problemas que afectam a Humanidade.
No âmbito desta iniciativa, a AIPT desenvolve programas de apoio à investigação científica e à divulgação das Ciências da Terra, sobretudo junto da população estudantil. Os principais temas para este AIPT são as águas subterrâneas, os solos, os recursos, os desastres naturais, os oceanos, a biodiversidade e as alterações climáticas.
O alerta provem do facto de estarmos a desenvolver uma relação extremamente perigosa com o nosso Planeta, recorrendo a uma exploração desenfreada dos seus recursos. Naturalmente, os geocientistas, que são os que melhor conhecem os processos de transformação do Planeta Terra, devem ser ouvidos na hora de tomar decisões sobre as temáticas ambientais. Por essa razão, a União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) está intimamente associada a esta iniciativa.
Nesta emissão, estão representados os quatro elementos naturais abrindo-se em círculo para nos recordarem a importância e a beleza de um meio que temos obrigação de preservar não só para nós, mas sobretudo para as gerações futuras. " in http://www2.ctt.pt/

Sem comentários:

Pesquisa personalizada