quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobrescrito 1º Dia (FDC) Europa 2008

09-Mai-2008

Europa 2008 - Cartas


"Vencendo distâncias, ultrapassando geografias, algumas folhas viajam dentro de um sobrescrito. Resistem ao tempo, por vezes em antigos baús, em estantes, ou atadas com um laço que simboliza correspondências acabadas, ou velhos amores.
No antigo Egipto os decretos chegavam a todo o território pela mão de mensageiros. Da mesma forma, governar o vasto Império Romano sem os tabellarii (mensageiros), teria sido difícil, ou mesmo impossível. E do outro lado do oceano, mensageiros astecas, a pé, atravessando rios agarrados a troncos com a correspondência atada à cabeça, ou utilizando uma cesta para vencer o abismo, faziam chegar, engenhosamente, as suas missivas ao destino.
Exemplos de cartas importantes não faltam, como aquela em que, no dia 22 de Abril de 1500, Pêro Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, inicia o relato do achamento do Brasil ao rei D. Manuel. Aliás, em todas as bibliotecas se podem encontrar vastos espólios de correspondência de escritores, como a que foi trocada entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, repletas de confissões, críticas e entusiasmo, e que, uma vez estudadas, ajudam a compreender os seus autores.
Mas a carta leva mais uma mensagem: a imagem colorida de outros mundos, outras culturas que os selos artisticamente proporcionam.
Assim vai a carta, por “montes e vales”, genuinamente “falando” e contando, também, a vida da Rosa, do João ou da Maria." in http://www2.ctt.pt

Sem comentários:

Pesquisa personalizada